sexta-feira, 12 de outubro de 2012



Atividade prática sobre a curva de demanda


Produto: Fone de ouvido sem fio


I - A escolha do produto e os fatores determinantes da demanda

O produto selecionado para a comercialização na sala de aula foi um fone de ouvido sem fio, da empresa Motorola especializada em eletrônica e em telecomunicação. A escolha do produto foi por meio de uma pesquisa, elaborada com a finalidade de oferecer conforto, segurança e modernidade para as pessoas que gostam de ouvir música.

II – O surgimento dos fones de ouvido

Os fones de ouvido surgiram em 1919, inicialmente usados nas rádios principalmente como amplificadores de telefone. Os primeiros fones eram grandes, pesados, limitados à audição apenas de LP’s e utilizados por pilotos. Com tempo e avanços tecnológicos os fones de ouvido passaram por modificações, até que por volta da década de 1930 a Beyerdynamic inventou oficialmente e o produto foi comercializado. No entanto, o grande músico de Jazz e audiófilo John C. Koss inventou o primeiro fone de ouvido estéreo, em 1958. Em seguida veio à invenção do Walkman, naquela época, havia uma indústria crescente pronta para providenciar materiais para os tais Walkmans, como os fones de ouvido. Esses acessórios se tornaram companhia inseparável, tanto para músicos profissionais quanto para amantes da boa música. A última geração de eletroeletrônicos é em grande parte compatível com fones de ouvido, sejam eles celulares, TV’s, computadores, home theaters, CD players, etc. Os cabos não estão presentes em todos os fones de ouvido existentes hoje no mercado. Há ainda os fones de ouvido sem fio, ou wireless, também conhecidos como fones de ouvidos Bluetooth.
Fonte: http://somdeverdade.wordpress.com/2010/03/10/a-historia-dos-fones-de-ouvido/


John C. Koss sonhava em ouvir musica sem perturbar as pessoas.
Fonte: http://fonesecia.blogspot.com.br/2011/11/historia-do-fone-de-ouvido.htm

III - O mercado do produto

No dias atuais o fone de ouvido sem fio é melhor maneira de quem quer escapar do barulho, assistir televisão, ver um filme e principalmente curtir uma boa música. Nas áreas profissionais os mesmos são bastante utilizados em edições de vídeo e som. Existe ainda os headsets, acessórios que combinam funcionalidades de microfone e telefone.
No mercado os mais simples custam o equivalente a R$ 49,90 e os com mais funcionalidades estam em média de R$ 189,00. Os fones de ouvido correspondem a área de informática, que fazem parte do setor do eletroeletrônico o qual está muito ligado aos rumos da economia brasileira.
Tradicionalmente, para cada ponto percentual de crescimento do PIB, o mercado eletroeletrônico cresce dois. Com o ritmo e profundidade da desaceleração da nossa economia, assim como as mudanças no quadro internacional, o crescimento do PIB deve restringir-se a apenas cerca de 3% em 2011.

Projeções por Área:
Fonte: http://www.abinee.org.br/noticias/com01.htm

IV - A dinâmica da curva da demanda na sala de aula

          No dia 2 de abril de 2012, às 09h10min, na Universidade Federal do Amazonas, durante a aula de Introdução à Economia: Microeconomia, na presença da docente Rosana Zau Mafra, os integrantes da equipe 2 do primeiro período de Ciências Econômicas, iniciaram a exposição do produto, para a construção de uma tabela e de um gráfico posterior a venda. 

Apresentação na sala de aula
 


 

Na apresentação o grupo estava dividido de acordo com as seguintes funções: contagem da quantidade demandada; construção da tabela com preço e quantidade no quadro branco; construção da tabela com preço e quantidade em uma folha de papel avulsa; exposição do produto e a construção de um gráfico da curva da demanda.
No primeiro momento dois alunos da equipe divulgaram as características do produto a fim de convencerem os consumidores. Posteriormente, foi estipulado o primeiro valor de venda para determinada quantidade e com o passar do tempo os valores decresciam e a quantidade demandada aumentava, conforme ilustra a tabela 1 e o gráfico 1.

Tabela 1

Escala da demanda do fone de ouvido sem fio na sala de aula

Gráfico 1

Curva da demanda do fone de ouvido sem fio na sala de aula

Ao final da atividade, a folha avulsa com as informações coletadas foi entregue a professora. Esta prática possibilitou o entendimento da lei geral da demanda.

Créditos: Alunos do 1º período de Economia da UFAM
  • Anne Ketllen
  • Taisa Vanessa
  • Patrícia Barreto       
  • Marcio Maldini
  • Ismael Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário