domingo, 21 de abril de 2013

Explicar as razões da Política Neoliberal e seus reflexos no Brasil


O Neoliberalismo é um conjunto de ideologias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. Nos países subdesenvolvidos, a implantação desse modelo teve como manifestação as inúmeras privatizações que atingiram as empresas estatais.

No Brasil com o governo Collor, no início da década de 1990, os bens importados passaram a ter influência no mercado brasileiro, com a diminuição dos impostos de importação. A oferta de produtos consistiu em um aumento e os preços de algumas mercadorias sofreram uma deflação ou se mantiveram constantes. Os efeitos resultantes iniciais indicavam que o governo estava no percurso adequado, ao extinguir a inflação que havia atingido níveis elevados no final da década de 80 e início da década de 90, porém não prolongou. Ao mesmo tempo, o governo começou a efetivar investimentos externos no Brasil em decorrência a incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes incentivos chegaram tardiamente, dado o receio dos investidores provocado pelas incertezas e à instabilidade econômica do país naquele contexto. O processo vertiginoso e intenso de abertura econômica, no governo Fernando Henrique Cardoso, fez com que muitas indústrias não conseguissem a adaptação às novas regras de mercado, consequentemente as levando à falência ou a venda suas riquezas. Diversas multinacionais compraram essas empresas nacionais ou associaram-se a elas, a fim de expandir o mercado e seus agregados. Portanto, em uma década as multinacionais mais que dobraram sua atividade na economia brasileira.

No Brasil Podemos dizer que vigora quase uma política neoliberal, pois a falta de uma regulação eficiente, prevenir a formação de cartéis e monopólios, enfim combater a concentração de mercado.

Alunos:  Anne Ketllen; Ismael Rocha; Thales Filizola; Taisa Vanessa; Patrícia Barreto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário