domingo, 21 de abril de 2013

 

O que representou as políticas iniciadas pelo presidente RONALD REAGAN nos EUA e MARGARETH THATCHER na INGLATERRA, ambos governantes na década de 1980


O Neoliberalismo vem sendo seguido a partir dos anos 80, nos países representantes dos modelos econômicos e políticos que combatem ao estado intervencionista.  Os pioneiros do modelo neoliberal são representados por Margareth Thatcher e Ronald Reagan em meados dos anos 1980, quando ocorreram cortes de investimentos sociais, e uma grande preocupação com o ordenamento de blocos econômicos com a finalidade de eliminar os gastos com a circulação de bens e capitais, contudo os setores de planejamento econômico norte-americano e inglês continuaram subordinados ao protecionismo. Logo, um combate com o modelo citado anteriormente é proporcional à contrapartida com sistema de exploração e dominação social presente no capitalismo.

Nos Estados Unidos com o governo de Ronald Reagan a prática neoliberal marcou o início de um novo sistema e permaneceu durante toda década de 1980. No Começo o monetarismo de Milton Friedman influenciou o sistema, porém gerou diversos problemas, posteriormente substituído pela não intervenção do estado no meio econômico. A principais medidas que foram implementadas no seu governo consistiam em um aumento do nível de juros, a redução dos impostos dos ricos, porém as mesmas não acataram com controle orçamentário, e o excessivo investimento de capital financeiro gasto em uma corrida armamentista sem precedentes com a União soviética, ocasionando aos Estados Unidos um elevado déficit público em todo o seu contexto histórico e a maior economia mundial se transformou em um devedor.

O governo democrático ocidental de Margaret Thatcher, conhecida como a Dama de Ferro da Grã-Bretanha, foi o primeiro exercer o neoliberalismo no mundo contemporâneo. No ano de 1979, Margaret Thatcher assumiu o cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha e manteve-se até o ano de 1990, seu sistema político destacou-se por estar a favor do liberalismo econômico.  Durante seu governo houve diversas privatizações a fim de servir como modelo aos países subdesenvolvidos, que necessitava de moeda para o pagamento de dívidas com Fundo Monetário Internacional. As principais características de seu governo foram: o intenso estímulo para o livre mercado, a difícil intervenção do seu governo sob a economia, a valorização do mercado, privatizações de empresas estatais - são empresas que o Estado intervem parcialmente ou total do capital social e redução de impostos para compra de imóveis e imposto de renda e aumento de impostos sobre os produtos de consumo. Consequentemente os países subdesenvolvidos tiveram que vender empresas com um custo decrescente.

As medidas econômicas intituladas por Thatcher sofreram com críticas por seus projetos apenas atenderam aos agregados econômicos. A produção industrial teve uma queda, gerando uma taxa de desemprego crescente, dados indicam que cerca de três milhões de pessoas ficaram desempregadas. Na sua gestão foi o injusto imposto regressivo, conhecido como poll tax, imposto esse que a população de baixa renda pagava a mais que as pessoas com poder aquisitivo mais elevado. Apesar de ter reativado a economia da Grã-Bretanha, Margaret Hilda Thatcher, foi responsável pela duplicação da pobreza no país e a desigualdade social cresceu cerca de 1/3.

Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo

http://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/o-neoliberalismo-o-que-e-e-qual-foi-sua-influencia-no-mundo-contemporaneo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário